Em parceria com o Instituto Eu Causo em busca da primeira ONG a participar da Campanha Solidária do Market do Bem, nos deparamos com nosso vizinho, o Grupo Vida Brasil. Reconhecido como uma das melhores ONGs do Brasil em 2017 e 2018, ele presta serviços gratuitos e de qualidade às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Fundado em 1997 e com sede em Barueri, SP, o Grupo Vida Brasil tem como missão “promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania do idoso, valorizando o envelhecimento e a qualidade de vida”.

Nesse sentido, nos mobilizamos para doar produtos que possam auxiliá-los no alcance deste objetivo – os que fortalecem a pele fragilizada e a cicatrização de lesões por pressão, no caso dos idosos atendidos que estejam acamados.

O Grupo Vida Brasil tem trabalhado com o objetivo de desmistificar junto à comunidade os preconceitos relacionados ao envelhecimento, além de possibilitar aos idosos avanços quanto à percepção dos seus próprios direitos e deveres, elementos fundamentais para o exercício da cidadania.

Os projetos desenvolvidos têm como foco a saúde física e mental, assistência social, lazer recreativo, cultural e esportivo, e ações socioeducativas.


Programa Vincular

Iniciado em 2012, este programa atende 85 idosos em seu domicílio, com equipe de cuidadores e acompanhamento de equipe multiprofissional formada por assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro  e gerontólogo, auxiliando nos cuidados diários, saídas sociais, passeios, compras, etc., preservando a autonomia do idoso, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e evitando a busca por abrigamento asilar.

O programa é pioneiro na região em oferecer atendimento social domiciliar a idosos, em sua maioria dependentes para as atividades de vida diária. 



 

Programa Equilíbrio

Iniciado em 2006, este programa visa contribuir para um processo de envelhecimento saudável e autônomo, fortalecendo os vínculos familiares e o convívio comunitário. São oferecidos, para mais de 95 idosos, atendimento do Serviço Social e psicológico, palestras, rodas de conversa, passeios, aula de alfabetização, artesanato, inclusão digital e atendimento de fisioterapia, a fim de desenvolver o equilíbrio e prevenir a incidência de quedas.

 

 

Programa Residência

Desde 2003, o Grupo Vida Brasil administra a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) municipal de Barueri, onde são atendidos diretamente 42 idosos, em estado de vulnerabilidade social. O programa oferece atendimento global e multiprofissional, proporcionando ao residente maior autonomia e independência na realização das atividades do dia a dia. São oferecidos os seguintes atendimentos: Médico, Enfermagem, Psicológico, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Musicoterapia, além de Alfabetização, passeios e atividades sociais.